O Natal é isto.

5 de dezembro de 2015

Lembro-me de, quando estive em formação em Coimbra, uma colega minha comentar com uma cliente que já não dava muito valor ao Natal, que já não ligava muito. A resposta da cliente foi direta ao assunto: "a menina alguma vez perdeu alguém próximo?" Felizmente a resposta da minha colega foi não e a cliente disse-lhe "então valorize o Natal, a sério, valorize". 
Acho que não é preciso fazer um desenho para explicar isto... Às vezes precisamos que certas frases como esta, que certas histórias de vida, nos metam os pés no chão, não só no Natal, mas sempre.
Às vezes sabia bem que uma voz nos dissesse "ei, clama, esse teu problema não é o fim do mundo, estás viva, as pessoas de que tu gostas estão vivas".
Hoje em dia podemos dizer que já não ligamos muito ao Natal, que é um dia igual aos outros, mas quando algum de nós já não estiver naquela mesa vamos pensar "era tão bom aquele Natal, era tão feliz e nem sabia que o era".
O mais importante já nem é só as pessoas que gostamos estarem perto de nós, é claro que isso também importa, mas o fundamental é mesmo as pessoas de quem gostamos estarem bem. Devíamos agradecer todos os dias por isso.

Tenham um bom fim de semana!! :)

8 comentários:

  1. Entendo bem o teu post desde que perdi o meu pai o natal não tem o mesmo valor e lembro aquele último com ele com uma saudade tremenda, tudo era bem melhor e já la vão 24 anos agora tento criar bias recordações aos meuaus meninos mas nunca mais foi natal para mim.!
    Beijinhos
    Http:// belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Isto é tao verdade que me arrepiei a ler :/ Um beijinho grande <3

    ResponderEliminar
  3. O meu avô faleceu no mês passado... Este Natal e os próximos nunca mais vão ser como dantes...
    O teu post dá para refletir bem no assunto, as pessoas às vezes não têm muito a noção, não julgo ninguém por não ter muito interesse no Natal, mas faz-me confusão, porque sempre adorei o Natal e para mim é das épocas mais lindas do ano. Lembro-me perfeitamente de quando, no Natal, a minha família se juntava toda e só se via alegria em todos os cantos da casa!

    Beijinho,
    celestepacheeco.blogspot.pt, comecei uma "Mini Série Natalícia" no meu blog, dá uma espreitadela e se quiseres deixa a tua opinião nos comentários *

    ResponderEliminar
  4. Não podia concordar mais! :) Não se pode desvalorizar uma noite tão boa, que reúne tantas famílias. Claro que é bom receber prendas, mas o melhor de tudo..é as conversas junto à mesa...a comida e o todo o convívio que se gera nessa noite. Sempre foi uma noite especial para mim e apesar de ter os pais divorciados, nunca deixei que isso me rouba-se o espírito natalício!
    Beijinhos*

    Já te estou a seguir ;) Faz uma visita ao meu blogue e espero que gostes do meu último post..
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente quando se perde alguem importante os natais ficam sempre um bocadinho mais vazios... e cá em casa falta as crianças ;P

    ResponderEliminar
  6. O nosso natal cá em casa ficou mais pobre quando três elementos da família partiram, o tempo obrigou-nos a mudar algumas das nossas tradições, por isso valorizo o Natal, embora ache que natal deve ser sempre.

    ResponderEliminar
  7. Às vezes é mesmo assim. Eu gosto de pensar que, felizmente ainda sem perdas, dou valor ao Natal e outras épocas festivas e tento aproveitar a vida!

    ResponderEliminar