PASSADIÇOS DO PAIVA

18 de setembro de 2017

No sábado passado fui finalmente aos Passadiços do Paiva! Já andava há imenso tempo para ir lá. Aliás, no ano passado cheguei a comprar bilhetes, mas foi na altura em que os passadiços arderam e então acabei por ter de adiar a visita.
Nestes últimos dias estive com o meu namorado na minha casa perto de Castro Daire e achamos que era a altura ideal para ir até lá.

Para quem não sabe os Passadiços do Paiva são, como o nome indica, uns passadiços de madeira com cerca de 8km ao longo do Rio Paiva, perto de Arouca, e que apresentam uma certa dificuldade - especialmente para quem não tem muita preparação física - não só pela distância, mas também pela inclinação que têm em algumas partes.
O percurso pode ser feito apenas para um lado (os tais 8KM) ou para os dois lados, sendo que aconselham quem vai fazer para um lado apenas começar em Espiunca e quem vai fazer "ir e vir" começar pelo lado de Areinho. Nós fizemos só para um sentido e por isso começamos em Espiunca.

Deste lado começa com imensas escadas a subir e logo de seguida uma grande distância a descer (também escadas), mas depois o resto do percurso é todo a direito, sendo que em muitos locais os passadiços são super altos e sem nada por baixo, o que não é a melhor coisa do mundo para pessoas que - como eu - têm vertigens. 
Confesso que logo no inicio do percurso fiquei desanimada, achei que era muito exigente (para mim, claro) e que tinha de ir tão concentrada a ver onde metia os pés que nem conseguia estar a ver a paisagem. Iam imensas pessoas à minha volta e muitas delas estavam a comentar o mesmo.
Apesar de ter sido muita distância a subir o que me custou mesmo foi a parte de descer as escadas... As minhas pernas tremiam por todo o lado e juro que pensei que era maluca por ter saído do conforto da minha casa para me meter naquela loucura. Não sabia como era o caminho depois e cheguei a pensar que se fosse sempre assim - a subir e a descer - não ia aguentar. Jurei para mim mesma que nunca mais me apanhavam lá. O que vale é que depois, os últimos quilómetros, são sempre a direito e aí sim, já conseguimos desfrutar mais do momento e da paisagem.
Apesar das dificuldades que tive no inicio achei o percurso bem bonito, mas confesso que ia com uma expectativa mais elevada. Como disse anteriormente tenho casa perto de Castro Daire, onde o Rio Paiva também passa, e posso desfrutar de paisagens semelhantes aquelas por lá, sem ter de me esforçar tanto. No entanto acho que é uma aventura engraçada e - apesar de ter dito que nunca mais lá voltava - sou capaz de voltar para acompanhar amigos que nunca lá tenham ido, mas apenas porque sei que só custa o inicio.
Para quem não está habituado a este género de paisagens, à beira do rio, isso sim aconselho fazerem porque acho que vão adorar! Se não se quiserem esforçar muito podem sempre começar do lado de Areinho, fazer os 4KM até ao centro (onde há um bar) e voltar para trás: é sempre a direito e é a parte mais bonita, na minha opinião, sendo que também é a parte onde tem as praias fluviais!
Quando chegamos ao fim tivemos de apanhar um taxi para a outra ponta (onde tínhamos deixado o carro) e o preço é de 15 euros, digo isto para se tiverem a pensar ir lá estarem preparadas!

Deixo-vos aqui algumas fotografias. Apenas mostro os passadiços nas partes direitas porque quando estava a subir e a descer as escadas não consegui tirar fotografias, estava demasiado concentrada a ver onde metia os pés que é assim mesmo!




11 comentários:

  1. Que local mais tranquilo para fazer um passeio :)
    Gostei das fotos.

    beijinho
    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu fui em Julho do ano passado e adorei a experiência, sim é cansativo mas paciência, já se sabe que o percurso tem 8km´s, por isso, não foi novidade. Adorei as praias que encontramos ao longo e no final do percurso. Excelente para refrescar e fazer uma pausa. O ambiente envolvente e paisagístico é incrível. Estamos mesmo embrenhados na natureza! Gostava e um dia repetir a experiência :)
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. O lugar é bastante bonito mas confesso que nunca o foi visitar mas quem sabe um dia
    para ter uma nova experiência

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Adorava ir lá! As fotos que vejo é sempre tudo tão giro!!

    Beijinhos,
    SHADES OF A GIRL

    ResponderEliminar
  5. Quero tanto ir....Agora ainda fiquei com mais vontade. Bj

    https://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Já fiz o percurso quase completo e é mesmo lindo!

    ResponderEliminar
  7. Eu adorava fazer esse percurso! Acho tão mas tão lindo! As fotos ficaram maravilhosas

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Por acaso tenho muita curiosidade em conhecer, por causa das paisagens e também porque adoro fazer caminhadas :)

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  9. Ja visitei duas vezes e vim embora com o mesmo pensamento: Achei que ia gostar muito mais. Tinha as expectativas tão elevadas e depois foi o que foi. Gostei na mesma mas falta algo :)

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderEliminar
  10. Isso fica relativamente perto da minha área de residência e incrível como nunca lá fui .. adoro ver as fotos que colocam no instagram mas acho que não era para mim, mas não sei!! Continuo a preferir ver as fotos só .. haha

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar