FUI VOTAR NUM SÍTIO ESPECIAL

1 de outubro de 2017

Hoje fui votar pela terceira vez e pela terceira vez fui votar num sítio muito especial: na "minha" escola primária. 
Onde aprendi a ler, a escrever... Onde me chamavam de escritora porque gostava de escrever textos de páginas e ainda era tão pequenina. Foi também onde aprendi a mexer em computadores. Onde era a "bibliotecária" e a menina responsável pelos livros. Tenho muitas recordações: Lembro-me do professor Luís, no quarto ano, que tinha vivido no Canadá e nos dava chocolates quando nos portávamos bem. Ai o professor Luís! O único professor que até hoje me ralhou porque eu nos ditados escrevia sempre "tanbém" em vez de também. Só precisou de me ralhar uma vez, nunca mais me esqueci. Lembro-me de todos os outros professores... Lembro-me também dos baloiços que já não existem. Lembro-me da casinha de madeira onde gostava tanto de brincar... Lembro-me dos teatros que fazíamos. Sim, os teatros. Uma vez fui a lua num desses teatros... Lembro-me também de jogar futebol, tanto eu gostava de jogar futebol com os rapazes. 
Também tenho memórias tristes... Lembro-me como se fosse hoje de a minha mãe me ir buscar à hora de almoço porque a minha avó tinha falecido...Lembro-me tão bem.
Hoje a minha escolinha já não é uma escola. É uma associação onde algumas vezes o meu pai vai ter com os amigos à noite e joga às cartas. 
À entrada, onde o Tó teve uma manhã inteira a chorar com as mãos na cabeça porque queria a mãe, já não é a sala dos lanches: é agora o café e por isso quando se entra já não se vê os pacotes com o leite da escola, mas só um balcão de bebidas como tantos outros... 
Fiquei nostálgica. Fiquei nostálgica porque provavelmente aquela que era a minha escola nunca mais vai ser a escola de ninguém e é tão bonita. Que pena que tenho da minha escola.

3 comentários:

  1. Infelizmente isso já é uma realidade de muitas escolas, muitas estão a fechar.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Como eu te percebo! Tal e qual, a minha transformou-se num conjunto de blocos, um da Cruz Vermelha, outro de outras associações. Mas cada vez que lá passo trás-me tantas recordações. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Aconteceu o mesmo com a minha...Que saudades.

    ResponderEliminar